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SOBRE O PROJETO DE PESQUISA

Nosso objeto de discussão baseia-se na explanação de notas sobre métodos para pesquisa arquitetônica de bens com valor patrimonial, desenvolvida pela Professora Dra. Alcilia Afonso, desde 2007, e adotada em seu grupo de investigação no desenvolvimento de projetos de iniciação científicos acadêmicos e em programas de pós-graduação de instituição federal brasileira.

 

Devido às dificuldades dos estudantes em seguirem um método que os oriente no desenvolvimento de trabalhos investigativos, ao longo dos anos foi construída pela autora uma linha de pesquisa que dialoga com outros autores clássicos na área, como Katinsky (2005), Serra (2006), Rovira e Gáston (2007), resultando numa proposta metodológica que tem obtido bons produtos acadêmicos, como trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações, artigos publicados em periódicos, anais de eventos nacionais e internacionais.

Dessa forma, o objetivo do projeto é expor aos interessados na área a possibilidade de mais um caminho a ser seguido por jovens pesquisadores para a elaboração de análises arquitetônicas, que não sejam apenas descritivas, mas também, críticas, agregando informações primordiais para a apreensão e compreensão do objeto arquitetônico, e relacionando-o com seus mais distintos condicionantes.

Tais análises arquitetônicas podem estar presentes tanto em estudos de casos para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos, como também em estudos patrimoniais de edificações de distintos períodos estilísticos, que possam sofrer (ou não) projetos de intervenção.

Não se tem a pretensão de realizar aqui um estudo teórico-filosófico sobre um método de investigação, mesmo porque autores consagrados na área da metodologia da pesquisa e, especificamente, da pesquisa arquitetônica, já se aprofundaram no tema de forma clara, como Eco (1989), Serra (2006), Katinsky (2005) e Viegas (1999). De fato, as reflexões que aqui serão tratadas resultam de uma prática acadêmica ao longo de trinta e cinco anos desenvolvendo estudos, orientações e análises arquitetônicas junto aos estudantes de arquitetura em instituições de ensino federais. Trata-se, portanto, de um caminho na análise do objeto arquitetônico após as fases da pesquisa que vão desde a coleta de dados em fontes primárias e secundárias, até a seleção de objetos arquitetônicos, os quais serão analisados e diagnosticados com fins específicos em cada caso estudado.

Sabe-se, ainda, que há muito a ajustar nesta proposta metodológica, pois o constante trabalho com novos objetos de investigação (que sempre estão surgindo) nos faz estar sempre revisando-a, acrescentando pontos de vista ou mesmo fazendo a junção de elementos a fim de aprimorá-la.

No momento, estamos trabalhando para a análise do objeto arquitetônico com valor patrimonial tendo por base o uso das sete dimensões aqui listadas como as fundamentais, em sua interação com a arquitetura: a dimensão normativa, histórica, espacial, tectônica, funcional, formal e de conservação. Sabe-se que poderiam entrar mais variantes, que criassem dimensões, mas até o momento o trabalho realizado tem se limitado a estas e está funcionando bem.

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